Hackathon

HACKATHON UNISYS-MAUÁ

//hackathonunisys.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Hackathon-Unisys-Maua.png

O QUE É O HACKATHON UNISYS - MAUÁ?

O Hackathon Unisys -Mauá foi projetado como uma maratona de 12 horas de inovação e idealização com foco na segurança das cidades digitais, onde o tema central da competição é “Making Smart Cities Safer”.


O evento é promovido pela Unisys, empresa global de tecnologia da informação especializada em soluções focadas por indústria com protocolos avançados de segurança, e o Instituto Mauá de Tecnologia, um dos principais centros de ensino de Engenharia, Design, Tecnologia da Informação e Administração, e acontece durante a Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo.

Hackathon Unisys - Mauá acontece no dia 23 de maio de 2019, na unidade de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia (Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul – SP), região metropolitana de São Paulo.

INSCRIÇÕES ABERTAS REGULAMENTO

Como posso participar?

Para participar da maratona, você deve montar uma equipe de três a cinco pessoas e fazer a inscrição do time pelo site oficial até o dia 30 de abril de 2019.

A competição é aberta a participantes de todo o Brasil e a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 16   anos. É recomendável que os times sejam formados por integrantes com habilidades em áreas diferentes e complementares (como engenharia, tecnologia, comunicação, administração, marketing, design etc.) para que as equipes reúnam tanto conhecimento técnico quanto soft skills para estruturar o projeto que será avaliado pela comissão julgadora, formada por executivos da Unisys e professores da Mauá, além de clientes e parceiros.

Na seleção dos candidatos, a equipe de jurados avaliará as informações técnicas, a inovação dos projetos, o cumprimento dos prazos e habilidade das equipes, a partir do documento fornecido para avaliação antes da competição e também durante as atividades desenvolvidas no dia da maratona. O anúncio dos participantes selecionados será feito no site oficial do evento, no dia 10 de maio de 2019.

Ao mesmo tempo, não há qualquer critério que desqualifique as mentes criativas! Qualquer pessoa que goste de inovar será muito bem-vinda! A competição também é aberta a participantes de quaisquer cidades do Brasil. No entanto, as despesas de viagem e hospedagem serão por conta do candidato.

Como será feito a montagem dos times?

Os times devem ter no mínimo 3 e no máximo 5 participantes.

Todos os membros das equipes devem estar devidamente registrados no site do evento antes da primeira entrega.  Ao realizar a inscrição, você deve informar como e por quem sua equipe será composta para chegar ao evento com um time já estruturado.

Por que isso é importante?

Quanto maior a multidisciplinaridade de um time, maior é a chance de você e seu time desenvolverem uma boa ideia.


Como funciona o Hackathon UNISYS-MAUÁ?

Hackathon Unisys - Mauá está estruturado em duas etapas, uma virtual e uma presencial. A primeira consiste na montagem de um pré-projeto que esteja em sinergia com o tema central do Hackathon (Making Smart Cities Safer) e dentro de um dos quatro subtemas propostos abaixo:

1. Smart Networks

Exercício utilizando a plataforma Stealth(aware)*, da Unisys, para projetar soluções de proteção para um ambiente público conectado por redes inteligentes e/ou que contenham dispositivos IoT, de forma a conter e isolar a ameaça e permitir a continuidade dos negócios.

Treinamento Online

Por se tratar de um tema que envolve uma ferramenta específica, o Stealth(aware)™, as equipes que optarem pelo tema 1 (Segurança cibernética em IoT com microssegmentação de ambientes) poderão contar com materiais de apoio e consulta a outros conteúdos, assim como um treinamento online que esclarece o uso da ferramenta e suas aplicações. Esses conteúdos adicionais serão fornecidos pela Unisys àqueles que fizerem essa opção.

2. Zero Trust

Exercício para idealizar solução de gerenciamento de vulnerabilidades que possa alertar cidadãos, empresas e autoridades competentes sobre níveis de riscos e/ou ameaças proeminentes e, assim, contribuir para infraestruturas mais resilientes.

3. Safer Traffic

Proposta que utilize dados públicos (estruturados e não estruturados) para fornecer informações e/ou análises que possibilitem o deslocamento mais fluido e seguro de pessoas em áreas urbanas.

4. Better Place

Criação de uma solução que corrija ou aperfeiçoe um processo, serviço ou estrutura identificada no campus da Mauá, tendo como prioridade o tratamento da segurança lógica e física.

A equipe deve iniciar o desenvolvimento de seu pré-projeto logo após concluir sua inscrição. O prazo para submeter o documento para a análise da comissão julgadora é até o dia 30 de abril de 2019.

No dia 10 de maio serão anunciados os finalistas que vão para segunda, e última etapa, que acontece presencialmente na unidade do Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul, no dia 23 de maio de 2019. Nesse dia, o projeto será aprimorado e finalizado com a mentoria do corpo técnico de profissionais da Unisys, do Instituto Mauá e de clientes e parceiros.  O anúncio dos vencedores será feito também no dia 23 de maio durante a cerimônia de encerramento do evento.

A etapa presencial começa na quinta-feira (23/05), às 7h00, com a abertura dos portões, credenciamento, welcome coffee e networking. Às 8h acontece a abertura oficial com uma apresentação dos porta-vozes da Unisys, da Mauá e de parceiros, que falarão sobre tendências e possibilidades de uso de ferramentas tecnológicas que ajudam a enfrentar os desafios de segurança e inovações na área de segurança digital dos centros urbanos. Além de um reforço sobre os desafios que serão trabalhados durante o dia e de como a tecnologia tem desempenhado uma função cada vez mais importante para os cidadãos e governos, ajudando a solucionar os desafios da transformação digital, e como a segurança cibernética tem papel fundamental nesse processo.

Na sequência, às 9h, será iniciada a primeira etapa de desenvolvimento do projeto final, que contará com duas mentorias com a equipe da Unisys e do Mauá programadas para às 11h e 14h.

Às 16h, inicia-se a etapa final do desafio, quando você e seu time devem preparar a proposta e se preocupar com a apresentação e o pitch para a comissão julgadora, uma vez que o projeto final precisa ser entregue à comissão julgadora até às 17h. Em seguida, tem início a apresentação e avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos times - cada equipe terá dois minutos para a defesa do projeto com base nos critérios de avaliação.

Período de Competição

Todas as etapas respeitarão os fusos horários locais (horário oficial de Brasília, UTC -3).


Qual o Principal Desafio do HACKATHON?

O desafio do Hackathon Unisys - Mauá é fomentar inovações na área de segurança digital dos centros urbanos. Os requisitos para a solução ser aceita pelo comitê são diversos. Estruturamos abaixo um check-list para você e seu time revisarem antes de submeter o projeto.

Check-list:

  • Os dados usados na solução são abertos e de fácil acesso pelo público.
  • A solução não explora bug e não prejudica o software do organizador.
  • A solução não viola nenhuma lei, regulamento ou direito de terceiro.
  • A solução é inédita, nunca foi publicada, vendida ou utilizada em outra competição, promoção e/ou concurso.
  • A solução não infringe direitos autorais, marcas registradas, direitos de privacidade, publicidade ou outra propriedade intelectual ou direitos de qualquer pessoa ou entidade.
  • O desenvolvimento do projeto foi feito todo durante a duração da competição.
  • Garantimos que o projeto está livre de informações ou conteúdo falso, fraudulento, enganoso, difamatório, ameaçador, calunioso, depreciador, assediante, obsceno, pornográfico, odioso, indecente, inapropriado ou prejudicial a qualquer indivíduo.
  • A solução permite qualquer teste, avaliação e uso por parte dos jurados e organização.
  • Toda informação fornecida e registrada para a competição é verdadeira e correta.

O que Será Julgado?

Você e seu time devem respeitar a temática “Making Smarts Cities Safer” para a produção do projeto. Portanto, os trabalhos não serão julgados pelos temas específicos, mas sim, pela temática principal do Hackathon, seguindo os critérios descritos logo abaixo. Lembre-se: a pontualidade é fundamental, pois cumprir as entregas dentro do prazo conta pontos.

A originalidade da ideia e a criatividade na apresentação também serão levadas em consideração pela banca. O potencial de impacto da ideia, a escalabilidade do modelo de negócios e o uso de tecnologia inovadora também serão pontuados.

Para a avalição, serão utilizadas duas métricas de pontuação: binária e qualitativa. As questões binárias são objetivas e resumidas em “SIM” ou “NÃO”. Já as questões qualitativas serão avaliadas por uma escala de 0 (falha na entrega) a 5 (excelência na entrega).

 

Acompanhe os critérios abaixo:

Perguntas binárias (sim X não):

  • O time respeitou a temática proposta?
  • O time realizou as entregas dentro do prazo?
  • O modelo de negócio se sustenta financeiramente?
  • A solução proposta pode ser viabilizada pela aplicação de tecnologia/segurança inovadoras?

Perguntas qualitativas (0-5):

  • A ideia possui um alto grau de ineditismo para o segmento a que é proposto?
  • Qual o nível de esforço do time para vender a ideia de maneira atrativa e didática?
  • O projeto pode realmente resolver um problema e mudar a vida das pessoas se for implementado?
  • Quão desenvolvida é a apresentação do projeto / demonstração técnica?
  • Quão convincente é a proposta de valor da solução tendo como foco a segurança?

Qual Será o Prêmio para os Vencedores?

Serão premiados os 3 times mais bem avaliados pela banca. O prêmio será entregue por meio de um cheque simbólico no dia do evento e em até 10 (dez) dias úteis o valor correspondente às colocações de 1º lugar (R$ 3.000,00), 2º lugar (R$ 2.000,00) e 3º lugar (R$ 1.000,00) será depositado em conta corrente a ser informada no dia útil seguinte à realização do Hackathon pelo e-mail imprensa.unisys@advicecc.com.

Quem é o Dono da Ideia?

Você e seu time!

Hackathon Unisys - Mauá não se responsabiliza pelo uso indevido de dados públicos ou privados. Sugerimos prudência e atenção na escolha dos recursos para formular os inventos, ficando sob responsabilidade dos participantes o cuidado em respeitar os direitos autorais, marcas e patentes vigentes.

O Que Pode Desclassificar Um Time?

Você e seu time podem ser desclassificados por diversas razões. A desclassificação poderá ser do maratonista (individual) e/ou do time (coletivo).

Você pode ser desclassificado se não realizar, presencialmente, o credenciamento até às 7h30 (Horário de Brasília) do dia 23 de maio de 2019, no local do evento ou não comparecer ao local designado para o desenvolvimento das atividades.

A desclassificação do time pode ocorrer se apresentar uma proposta cujo desenvolvimento foi iniciado fora do período do evento, apresentar uma proposta que esteja fora do escopo temático indicado, ou se plagiar parcial ou integralmente uma solução.

Além disso, times e maratonistas podem ser desclassificados por conduta antiética, assédio, agressão, porte ou uso de armas, porte ou consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no local do evento e dano de patrimônio dos espaços onde ocorrerá o evento. Outros casos, não previstos nesse regulamento serão analisados e decididos pelo Comitê Organizador do Hackathon Unisys - Mauá.

Onde Faço Minha Inscrição?

Para se inscrever, você precisa acessar o site oficial do Hackathon Unisys - Mauá e seguir as instruções no site.

As inscrições são gratuitas e terminam dia 30 de abril de 2019. A inscrição por si só não garante a participação no evento, é preciso fazer pessoalmente o credenciamento até às 7h30 (Horário de Brasília) do dia 23 de maio de 2019, no local do evento. Você vai precisar apresentar algum documento oficial com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Caso não faça o credenciamento, o candidato será desclassificado.

O comitê organizador enviará e-mails para confirmação de presença, fique atento à sua caixa de spam!

Qual a Estrutura Oferecida?

Sabemos que uma conexão com internet de qualidade, café e um cantinho para relaxar fazem toda a diferença em um Hackathon, mas também sabemos que existem diversas outras questões que impactam na produtividade e bem-estar dos competidores.

No dia do evento, será disponibilizada conexão Wi-Fi, um (01) computador desktop com sistema operacional Windows e pacote Office por equipe e réguas de energia para ninguém ficar sem bateria, mas você pode se organizar com seu próprio laptop/notebook, celular e outros dispositivos necessários para o desenvolvimento do projeto. Também ofereceremos apoio técnico para conectar os seus dispositivos pessoais à rede.

Os maratonistas poderão utilizar os espaços disponíveis e os mobiliários como mesas de trabalho, as cadeiras, os recursos audiovisuais etc. Além disso, a Unisys e a Mauá disponibilizarão vouchers para alimentação (café, almoço e jantar) no dia do Hackathon.

Teremos uma equipe de apoio no evento, com a missão de garantir que o Hackathon seja dinâmico, seguro e confortável para que você e seu time mantenham o foco no que realmente importa.

O Que Tenho Que Levar?

Além do arquivo com pré-projeto, que deve ser desenvolvido previamente, você deve levar os equipamentos que julgar necessário para o evento, como notebook, carregador portátil, adaptador de tomada, HD externo, fone de ouvido, tablet, entre outros. Você é o único responsável por levar e zelar pelos seus equipamentos e demais pertences.

Como Acompanho as Novidades do Evento?

Você pode acompanhar o evento pelo site oficial ou pelas redes sociais da Unisys e do Instituo Mauá. Feedbacks, sugestões, reclamações e dúvidas podem ser enviadas para o nosso e-mail também: imprensa.unisys@advicecc.com.

Redes sociais Unisys:

Redes sociais Mauá:

Mais Alguma Coisa Que Preciso Saber?

Sim!

Ao confirmar o credenciamento pelo site, entendemos que todos os candidatos e participantes do Hackathon Unisys - Mauá estão cientes e de acordo com os termos apresentados no regulamento.

Imprevistos podem acontecer e o Comitê Organizador tem planos de contingência. O evento só será interrompido ou suspenso por motivos de força maior e/ou se, por alguma razão, houver risco à segurança ou saúde das pessoas envolvidas.

O Comitê Organizador é responsável por analisar e tomar decisões sobre situações não previstas no regulamento. O nosso e-mail e outros canais de comunicação serão utilizados conforme necessidade.

Com Quem Posso Falar em Caso de Dúvidas?

Em caso de dúvidas, você pode acessar as FAQs  e o REGULAMENTO ou enviar um e-mail para o contato imprensa.unisys@advicecc.com, com o assunto “DÚVIDA HACKATHON UNISYS - MAUÁ”.